O que é a Doutrina Espírita?
A Doutrina Espírita ou Espiritismo é uma Ciência que trata da natureza, origem e destino dos Espíritos, bem como de suas relações com o mundo corporal, tendo por princípios básicos;
A Existência de Deus, a Imortalidade da Alma, a Reencarnação, a Vida Futura, a Comunicabilidade com os Espíritos e a Evolução do homem e do Espírito.
É ainda, o conjunto de Princípios e Leis, reveladas pelos Espíritos, contidos nas principais Obras de Allan Kardec, o Livro dos Espíritos, o Livro dos Médiuns, O Evangelho Segundo o Espiritismo, o Céu e o Inferno e a Génese.
O Espiritismo é um imenso processo educacional de libertação das consciências. Movimento de Cultura Moral e Espiritual possuidor de enorme material Doutrinário, distribuído em centenas e centenas de livros, de todos os géneros literários, que engloba a Ciência, a Filosofia e a Moral Cristã
Como Filosofia
Responde sobre a existência humana, informações recolhidas dos Mentores Espirituais, que possuem uma visão mais abrangente e realista sobre os destinos humanos. Dizem de onde viemos, o que fazemos na Terra e para onde vamos. Obra básica de referência: O Livro dos Espíritos, editado e 18 Abril 1857
Como Ciência
Dá consistência á Filosofia Espírita, em que evidencia o fenómeno Mediúnico, que permite o intercâmbio com o Além. Obra básica de referência: O Livro dos Médiuns, editado em 15 Janeiro 1861
Como Religião
Consequência do conhecimento Espírita, revela-nos a existência de Deus e a sobrevivência do Espírito humano, que, no além, colherá, o que tiver semeado na Terra, flores ou espinhos. Obra de referência: O Evangelho Segundo o Espiritismo, editado em 15 Abril 1864
Justiça Divina Segundo o Espiritismo
O Céu e o Inferno (penúltima Obra do Peutateuco Kardequiano, foi editada em 1 Agosto 1865). Faz um exame comparativo das diversas Doutrinas sobre a passagem da vida corporal à vida espiritual. Consta de duas partes: Doutrinaria com XI Capítulos e uma colectânea com 66 comunicações, em VIII Capítulos.
Os milagres e as predições segundo o Espiritismo
A Génese, editada em 6 Janeiro 1868. É uma obra resultante do ensino colectivo e simultâneo de muitos Espíritos. Reafirma que no Espiritismo não existem mistérios; Fala sobre o bem e o mal; Fala sobre Deus e sua existência; A Génese é um livro Científico, começa abordando a Revelação Espírita;
Do 4º ao 9º Cap. Faz uma síntese sobre a formação do Universo, Sistemas Solares, matéria, a Terra, o tempo e sua relatividade, não numa análise apenas sob a visão da Astronomia ou da Geografia, mas com profundas reflexões filosóficas de cada fenómeno; É o último Livro do Pentateuco
Deveremos ainda consultar como referência as seguintes Obras de Allan Kardec, O que é o Espiritismo, Obras Póstumas e a Revue Spirit (Revista Espírita ou Subtítulo Jornal de Estudos Psicológicos sob a sua lavra durante doze anos), a Viagem de 1862.
O que é o Espiritismo
O que é o Espiritismo, publicado em 1859, faz a introdução ao estudo da Doutrina Espírita, nos falando sobre os pontos fundamentais da Doutrina Espírita e que se divide em quatro partes: A primeira parte, nos traz a biografia de Allan Kardec, a segunda parte, diálogos com um crítico, um padre católico, com respostas àqueles que desconhecem os princípios básicos da Doutrina Espírita, a terceira parte, nos coloca em observação sobre as partes da Ciência prática e experimental, caracteriza-se como resumo de O Livro dos Médiuns e a quarta parte é uma espécie de síntese de O Livro dos Espíritos, apontando a solução para a resolução dos problemas de ordem Psicológica, Moral e Filosófica com que a humanidade se debate.
Obras Póstumas
(Póstumo – do Latim Postumu “último, derradeiro” posterior à morte de alguém, publicado depois da morte do autor), (Allan Karded 31 de Março 1869)
Foi editada em Janeiro de 1890, vinte e um anos depois da morte de Kardec. Faz parte das Obras complementares da Codificação Espírita. Constitui valiosa contribuição para esclarecimento de vários temas fundamentais do Espiritismo, como Deus, a Alma, a Criação, caracteres e consequências religiosas das manifestações dos Espíritos, o Perispírito como princípio das manifestações, quer visuais, transfiguração, emancipação da alma, aparições de pessoas vivas, bi-corporeidade, obsessão e possessão, conhecimento do futuro, bem como a introdução ao estudo da fotografia e telegrafia do pensamento, e ainda o discurso de Camille Flammarion enunciado junto a túmulo de Allan Kardec.
Revue Spirit
(Revista Espírita ou sub Título Jornal de Estudos Psicológicos), sobe a Direção de Allan Kardec ao longo de 12 anos, editada a partir de 1 Janeiro 1858.
Utilizava a Revista para o desenvolvimento e debate de ideias que seriam muitas delas, após consolidadas, transferidas para os Livros da Codificação Espírita.
Viagem de 1862
Atendendo a um convite do Movimento Espírita que se dinamizava no País de Victor Hugo, em particular nas Cidades de Lyon e Bordeaux, subscrito por 500 assinaturas, afirma Kardec: Em carta publicada na Revue Spirita Setembro de 1862, como sou sensível ao novo testemunho de simpatia que acabais de me dar, solicito que não haja banquete, explicando humildemente os motivos. “ Não vou a Lyon para me exibir, nem para receber homenagem, mas para conversar convosco, consolar aflitos, encorajar fracos, ajudar-vos com os meus conselhos naquilo que estiver em meu poder fazê-lo. Até breve meus amigos, se Deus o permitir terei o prazer de vos apertar as mãos cordialmente”
O Espiritismo não é uma velha Religião
É uma Doutrina nova, que surgiu para alicerçar o futuro. Suas bases não são dogmáticas, mas científicas, experimentais. Sua estrutura não é teológica, mas filosófica, apoiada na lógica mais rigorosa
A Doutrina Espírita nos revela conceitos novos e mais aprofundados a respeito de Deus, do Universo, dos Homens, dos Espíritos, e das Leis que regem a vida. Estes conceitos fazem com que Ele toque em todas as áreas do conhecimento, das actividades e do comportamento humano, abrindo uma Nova Era para a Regeneração da Humanidade.
Pode ser estudado, analisado e praticado em todos os aspectos fundamentais da vida; Como, Científico, Filosófico, Religioso, Ético, Moral, Educacional e Social.
Como Ciência Espírita, Kardec explica que Ela compreende duas partes:
1 – Uma experimental, sobre as manifestações em geral e,
2 – Outra Filosófica, sobre as manifestações inteligentes.
O Estudo da Ciência Espírita nos ensina a causa dos fenómenos devido às influências ocultas do mundo invisível, utilizando a Mediunidade como meio de observação, como instrumento de laboratório. O Médium faz pelo mundo invisível o que o microscópio faz pelo mundo dos infinitamente pequenos:
Abre-nos um Novo Mundo para os que pretendem o estudo sério. As Ciências da matéria repousam sobre as propriedades das mesmas, podendo manipular e experimentar à vontade.
Querer submeter a Doutrina Espírita aos processos ordinários de investigação que a Ciência adopta, é estabelecer analogias que não existem, uma vez que;
O Espiritismo está inteiramente baseado na existência da Alma e seu estado após a morte, e que os fenómenos Espíritas repousam sobre a acção de inteligências, com vontade própria, provando a cada instante, que não estão à disposição de nossos caprichos.
Quanto à Filosofia Espírita, “ Esclarece-nos sobre nossas responsabilidades individuais e colectivas, quer no campo social, quer no campo Espiritual; Dá-nos compreender com melhor lucidez, o nosso passado, presente e futuro; Indica-nos, com segurança e firmeza, o caminho a seguir”.
Kardec na Revista Espírita explica; “ Em todos os tempos a filosofia é ligada à procura da Alma, de sua natureza, de suas faculdades, de sua origem e de seu destino…
O Espiritismo apoia-se na Psicologia Experimental, baseada na razão; Estuda a Alma, não só durante a vida, mas após a morte; observa-a em estado de isolamento; Ele a vê agir em liberdade, ao passo que Filosofia ordinária só a vê em união com o corpo, razão porque confunde causa e efeito…”
Quanto à Religião Espírita, “ Enriquecida pela Ciência e Filosofia Espírita, trilogia que explica tudo que provém das mãos do Criador e se apresenta sem aparatos, ou cultos dogmáticos.
Cumpre a finalidade do Cristianismo, religando o homem a Deus pela transformação moral”
Kardec afirma: “ Ciência e Religião são as duas alavancas da Inteligência Humana: Uma revela as Leis do Mundo material, a outra a Lei do Mundo Moral, mas aquelas e estas leis, tendo o mesmo princípio, que é Deus, não podem contradizer-se”.
1º Esclarece-nos sobre o que é a ideia vaga sobre o Céu, Paraíso, inferno ou purgatório;
2º Demonstra-nos a Lei de Justiça de Deus, através das vidas sucessivas do Espírito ligado à matéria, em estágios de aprendizado;
3º Ensina-nos que não existem criaturas privilegiadas, nem deserdadas da sorte. Os Espíritos puros chegaram a esse estado por mérito próprio, e que os Espíritos rebeldes terão oportunidade de evoluírem;
4ª Explica-nos a pluralidade das existências (reencarnações) e todos os factos da vida humana:
Emmanuel/ Chico Xavier, no seu livro Roteiro “ A Ciência construirá para o homem o clima de conforto e enriquecê-lo-á com valiosas interpretações dos fenómenos em que a Eterna Sabedoria se manifesta, mas somente a fé (Religião), com seus estatutos de perfeição íntima, consegue preparar nosso Espírito imperecível para ascensão à glória Universal.”
Mas não faltaria definir, O QUE É O ESPÍRITO?
L.E. (Q 23) os Espíritos Superiores nos dizem que é o Princípio Inteligente do Universo, algo que é impalpável e que tem a Inteligência como atributo essencial, chegando mesmo a confundirem-se. É necessário a união do Espírito à matéria para dar inteligência à mesma.
A Matéria, o Espírito e Deus, constituem a Trindade Universal, o princípio de tudo que existe.
Ao Elemento Material é preciso juntar o Fluído Cósmico Universal, que desempenha papel intermediário entre o Espírito e a matéria.
Fluído Cósmico Universal? Q 27 L.E.
É a matéria elementar primitiva que entra na composição de todos os corpos da Natureza. Substância Etérea, mais ou menos rarefeita que liga entre si todos os mundos…
…Serve de veículo de transmissão dos pensamentos entre os Espíritos, assim com o ar é o veículo de transmissão do som.
Todo o Universo está contido no Fluído Cósmico Universal. Todos foram criados simples e ignorantes e com as Leis Naturais gravadas em suas consciências. A crença em Deus e de um destino futuro são sentimentos inatos no homem…
Kardec, acrescenta; “ Falsa ideia formaria do Espiritismo quem julgasse que ele tira sua força da prática das manifestações materiais, e que, privando-o dessa prática, poder-se-ia miná-lo pela base.
A força do Espiritismo está em sua Filosofia, e no apelo que dirige à razão e ao bom senso.”.
Bibliografia: Introdução ao Estudo da Doutrina Espírita
José Venício de Azevedo
Organizado por;
J.Luz
Leça da Palmeira, 01 Julho 2019