Livro de julho 2021
Publicado em 1979, “Mediunidade e Evolução” de Martins Peralva, é um livro com 45 pequenos temas de estudo simples. Cada capítulo inicia com um conselho do querido instrutor Emmanuel, que será desenvolvido numa linguagem de fácil entendimento, sem qualquer pretensão de indicar um caminho, traçar normas ou ensinar.
Entre outros temas é abordada a importância da trilogia Evangelho – Espiritismo – Mediunidade, visto que quando não estão juntas, não existe amor, não existe esclarecimento e é assim um processo de realização incompleto. Evangelho significa amor e Espiritismo significa esclarecimento. No que diz respeito à Mediunidade, o estudo e o trabalho formam a base do desenvolvimento mediúnico, acompanhado com o livro base (Livro dos Médiuns). O intercâmbio mediúnico desempenha um relevante papel na redenção humana e reformulação da sociedade.
O leitor pode encontrar neste livro temas como Guias Espirituais, Benefícios da Prece, Assistência Espiritual, Pensamento e Identificação dos Espíritos, entre outros.
“É necessário educar a alma, corrigir a mente, para que o coração se esclareça”.
Livro de junho 2021
Livro Perturbações Espirituais (ano de 2015), pelo espirito Manoel Philomeno de Miranda, psicografado pelo Divaldo Pereira Franco é de leitura obrigatória a todos os trabalhadores da casa espirita.
Inicia com a descrição de uma reunião no plano espiritual, onde são abordados temos como o ataque às casas espiritas e o chamamento de trabalhadores espirituais para socorro aos encarnados. Esta reunião é presidida por uma veneranda trabalhadora e a equipa espiritual de ajuda tem o comando seguro do Dr. Bezerra de Menezes.
A maioria dos espíritos infiltrados nas casas espiritas em risco, apresentam-se como judeus ou islâmicos, afirmando querer destruir a “farsa cristã”. Espíritos estes, maltratados nas Cruzadas e na Inquisição da Idade Média. Erradamente associam o seu sofrimento e atrocidades sofridas as Mestre.
Vivemos num universo constituído por energia, que se expressa por ondas, vibrações, mentes e ideias e neste sentido devemos ter consciência de que as interferências espirituais ocorrem dentro das faixas próprias de vibrações mentais e morais. Ou seja, os espíritos menos amigos só podem agir quando encontram reciprocidade mental e afinidade emocional. Os verdadeiros inimigos da criatura humana, estão no seu interior e a casa espirita é uma instituição humana e está sujeita às caraterísticas dos encarnados que a constituem. Encarnados em evolução que não são perfeitos. Por isso a importância da reforma intima e da vigilância das nossas atitudes. Temos proteção divina, mas também o livre arbítrio.
Existe também neste livro uma chamada de atenção para os deveres espirituais assumidos antes do renascimento carnal, na condição de trabalhadores da última hora e um apelo aos trabalhadores, para estarem alertas e persistirem no bem e na reforma íntima.
O Espiritismo é a doutrina que revive a pureza do Evangelho, restaura o amor sublime e utiliza a caridade como norma de conduta. É o Consolador prometido por Jesus. Estamos num momento de transição planetária e é inadiável o dever de nos voltarmos para a simplicidade e humildade real.
“Quem deseja ser o maior, seja o servidor de todos…”
Livro de Maio 2021
Livro recebido psicograficamente pela médium Elsa Barker, conta com 54 cartas que explicam com clareza a vida espiritual e a comunicação entre os dois mundos. De fácil leitura, este testemunho esclarece e dá a conhecer algumas curiosidades que os encarnados têm. Podemos dar a conhecer algumas, para estimular a curiosidade na leitura deste livro. Alguns encarnados arrepiam-se e sentem uma sensação de frio, porque ao tomar contacto com os desencarnados sentem a grande humidade que eles transportam. O som é uma das coisas terrestres que mais diretamente atinge o plano da vida espiritual. A camada superior da terra é uma das camadas mais baixas e material do mundo espiritual.
O leitor também recebe conselhos a aplicar na vida terrena de modo a simplificar a passagem para a vida maior. São eles, durante o nosso dia devemos ter um momento de repouso para que as partes semiconscientes do espírito possam trabalhar; nunca podemos perder a fé na criação dos nossos pensamentos; devemo-nos habituar a meditar, enquanto habitantes da terra.
O objetivo destas cartas é convencer e fortalecer a fé dos encarnados na imortalidade da alma. A própria autora ao temer a morte, teve a sua libertação e conseguiu fortalecer a sua crença.
“Deus está em toda a parte. Deus existe”
Livro de Abril 2021
Publicado em 2014, “Qualidade na Prática Mediúnica” é um livro que faz parte do Projeto Manoel Philomeno de Miranda, projeto este, criado em maio de 1990 com a finalidade de dar apoio e treinamento aos trabalhadores dos centros espiritas e tendo como objetivo a melhoria contínua. A obra é dividida em três partes: os espíritos respondem, Divaldo Franco responde e o Projeto responde.
Num esforço de qualificação geral da prática mediúnica, a equipa do Projeto editou oito livros, dos quais podemos encontrar este. Equipa composta inicialmente por quatro elementos, José Ferraz, Nilo Calazans, João Neves e Geraldo Azevedo, seguindo a trilogia proposta por Joanna de ngelis (Espiritizar, Qualificar e Humanizar), propõe oferecer os seus serviços em prol da vivência e da educação da mediunidade.
Encontramos neste manual de boas práticas ensinamentos transversais e preciosos como o compromisso, posturas, exercício mediúnico, passes, oração, doutrinação, choque anímico, entre outros.
“A mediunidade é um ministério sagrado de amor”
Livro de Setembro
Lançado em agosto de 2018, o livro Passos de Luz de André Luís Chiarini Villar é a terceira obra do autor.
Amorosamente o autor escreve oitenta e cinco mensagens como um medicamento, que “apaziguam as lutas que cada um traz na alma”. Precisamos de retomar o caminho da Luz, Amor e Verdade, caminhos que libertam. São cento e noventa e uma páginas em que somos convidados a uma reflexão profunda sobre o Amor de Deus que possuímos no coração.
E lembre-se, “a vida o convida para uma finalidade única, a de ser feliz
Codificação Espírita
Obras base onde se encontram os fundamentos e diretrizes da doutrina espírita
O Livro dos Espíritos
editado a 18 Abril 1857
Foi o primeiro dos cinco livros fundamentais que compõem a Codificação do Espiritismo. Reúne o ensino dos Espíritos Superiores através de médiuns de várias partes do Mundo. Ele é o marco inicial de uma Doutrina que trouxe uma profunda mudança no pensamento e na visão de vida. Estruturado em quatro partes, com 1.019 perguntas formuladas por Allan Kardec, aborda os ensinamentos espíritas, de uma forma lógica e racional, sob os aspectos científico, filosófico e religioso.
“O Livro dos Espíritos” trata de Deus, da imortalidade da alma, da natureza dos Espíritos, de suas relações com os homens, das leis morais, da vida presente, da vida futura e do porvir da Humanidade.
O Livro dos Médiuns
EDITADO a 15 Janeiro 1861
“O Livro dos Médiuns” é a segunda obra que constitui a Codificação da Doutrina Espírita. Reúne “o ensino especial dos Espíritos sobre a teoria de todos os tipos de manifestações, os meios de comunicação com o mundo invisível, o desenvolvimento da mediunidade, as dificuldades e os tropeços que se podem encontrar na prática do Espiritismo”.